10 de Dezembro de 2019

Abracadabra, a escrita é poderosa!

Posted in Ler faz crescer às 15:03 por sidneif

Por CHRISTIANE DE MURVILLE*

71jU-4EJO1L._AC_SL1500_

“The submissive reader” (1928), de René Magritte (1898-1967)

Quantos lugares interessantes, histórias fantásticas e personagens incríveis conheci através dos livros! Cada vez que inicio uma leitura, um universo diferente descortina-se à minha frente, estimulando minha imaginação, meus pensamentos e trazendo novas reflexões. Sou transportada para outros mundos, que podem ser alegres, tristes, chocantes, assustadores, reconfortantes, esperançosos, vibrantes ou sombrios, remetendo às inúmeras sensações e aos estados emocionais que podemos eventualmente experimentar ao longo da vida.

Conheci O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry) e a Turma da Mônica, me encantei com as aventuras do Rei Artur, em Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley), voei com Fernão Capelo Gaivota (Richard Bach), fiquei impressionada com a Divina Comédia ( Dante Alighieri) e aprendi muito com O Livro de Mirdad (Mikhail Naimy) e a Autobiografia de um Iogue (Paramahansa Yogananda)! Certamente, muitos livros me marcaram profundamente e contribuíram na formatação da realidade que hoje percebo à minha volta. 

Afinal, até o Aladim já sabia que criamos ao falar, que as palavras, como por exemplo “abracadabra”, têm força, ainda mais quando proferidas com convicção e intenção. Mas não somente a palavra oral é poderosa, a escrita também! Expressa conceitos, ideias sobre a vida e o mundo, toca e influencia pessoas, evoca sentimentos, fomenta comportamentos, revela planos de ação, decisões, coloca à mostra o que cada um carrega em seu coração. 

Atualmente, confesso que sou mais seletiva com minhas leituras. Sei o quanto aquilo com o qual alimentamos a nossa mente contribui para a construção da realidade que encontraremos mais adiante. Tudo pode ser considerado como vibração, uma forma de onda, um som ou energia vibrando em determinado padrão e frequência. E crenças, pensamentos, sentimentos, emoções, intenções e ações influenciam os padrões vibracionais de energia que determinam e materializam o mundo físico conforme o percebemos, definindo a realidade vivida. Somos absolutamente responsáveis por tudo que vemos e materializamos à nossa volta!

Mas que mundo deixaremos para as gerações futuras? de medo, comparação, raiva, desconfiança, ganância e egoísmo ou de compaixão, amor, honra, generosidade, respeito e unidade? Pois, onde colocamos a nossa energia e atenção e o que temos na mente e no coração indicam para onde caminhamos. Apontam a realidade com a qual estamos em sintonia, à qual damos crédito, força e vida, levando-a a oportunamente se manifestar.

Leitura é fundamental, transforma a realidade. É uma ferramenta poderosa que, quando explorada com consciência, pode promover experiências inspiradoras e esclarecedoras e contribuir para a materialização de mundos mais harmoniosos, alegres e luminosos para todos. 

 

*Christiane de Murville, doutora em Psicologia Cliníca, bacharel em Ciência da Computação. É autora, pela editora Chiado,  da triologia “A Caverna Cristalina” : Volume 1: “Uma aventura no tempo”, Volume 2: “O desafio do labirinto”, Volume 3: “Capturados no tempo”, “A vida como ela é”, “Até quando? O vai e vem” ( todos já com publicações também em francês) e “Até quando? A prisão”.

https://www.cmurville.com.br/

1 Comentário »

  1. Christiane Isabelle Couve de Murville said,

    Muito obrigada, Sidnei, pela oportunidade de participar de seu blog literário. Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso de divulgação da arte, da cultura e da literatura nacional! Que todos possam seguir seu exemplo e fazer brilhar suas virtudes, oferecendo no mundo o que fazem de coração para contribuir para um mundo mais alegre, leve e feliz para todos.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: