20 de Julho de 2018

A degradação do homem pelo homem

Posted in Ler faz crescer às 16:52 por sidneif

Por LUIZE VALENTE*

olere-2667

“The Killing of a Woman Inmate” (1947), de David Olère (1902-1985)

Ler e escrever caminham juntos para mim. Minha escrita é consequência das minhas leituras. Sempre amei os livros, desde criança. E devo muito deste gosto ao meu pai, um assíduo frequentador de livrarias e bibliotecas.

Desde bem pequena, quando ainda nem sabia ler, já vivia entre livros. Acho que foi do fascínio por este mundo no papel que nasceu minha vontade de escrever… da vontade de decifrar aquele código de letras! Quando aprendi a ler, não parei mais.

Considero que a melhor escola para um escritor é a leitura.  Por conta disso tive e tenho diversas influências literárias. E à medida que os anos vão passando (e já são tantos), mais livros se incorporam – acho que é essa a palavra certa! –, passam a fazer parte de mim.

Experiências literárias desde a infância me proporcionaram grandes momentos como leitora. Mas vou ressaltar aqui às que, de certa forma, estão diretamente ligadas as tramas dos meus livros, que giram em torno de temas judaicos.

Existem três autores que descobri, ainda adolescente, cujas obras venho lendo e relendo ao longo da vida. Os três, além de me proporcionarem grande momentos como leitora, embora muitíssimas vezes dolorosos, me marcaram profundamente. São eles Leon Uris, Philip Roth e Primo Levi. Li tudo deles, e É isto um homem?de Primo Levi – sobrevivente do Holocausto –, é um livro que mora na minha cabeceira. Para mim, um dos relatos mais contundentes sobre a degradação e exploração do homem pelo homem.

 

*Luize Valente, Escritora e documentarista, autora de romances históricos.
luizevalente.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: