25 de Maio de 2018

O horizonte distante na minha esquina

Posted in Ler faz crescer às 17:32 por sidneif

Por TIAGO PEREIRA DA SILVA*

5e88b2b4-b0d8-4326-a82e-2818fd86bfa3

“Diógenes Procura um Homem Honesto” (c. 642), de Jacob Jordaens (1593-1678)

Eu cresci no subúrbio de São Paulo. E, quando eu digo subúrbio, eu realmente uso o significado dessa palavra no Brasil na década de 80.

Meus pais estudaram até a quarta série. Meu contato com a leitura se dava estritamente na escola. Não era um contato fácil. Eu ainda me lembro de que tirei zero na prova de história sobre feudalismo, porque achava que o feudo era uma pessoa. A leitura obrigatória de livros escolares também não ajudava a criar um hábito no qual ler era associado a um prazer.

Meu tio mais bem educado era metalúrgico, e eu decidi seguir o seu exemplo. Para mim, meu futuro estava decidido ali. Esse seria um futuro muito bom.

Esse não foi meu caminho. Algo mudou na minha vida e, retrospectivamente, eu não sei precisar quando. Prefiro acreditar que não houve um único evento, mas pequenos conselhos de vários anjos que ajudaram.

Recordo quando resolvi ler a série “Os Pensadores”.  Peguei justamente o volume sobre Sócrates. Não sei exatamente como consegui ler mais que cinco páginas. Mas, após ler as cinquenta primeiras páginas, algo havia mudado em mim. De alguma maneira, Sócrates vinha para o subúrbio exclusivamente para mim e me desafiava, perguntava e mudava meu modo de pensar. Terminei esse livro e li a Republica de Platão. Honestamente, não entendi direito o livro, mas percebi que parte da minha vida estava ali no Mito da Caverna. E eu precisava de iluminação. Eu precisava sair da caverna.

A leitura  transformou meu mundo num ponto: trouxe o horizonte distante para minha esquina. Em poucas semanas eu tinha percorrido a história, visitado o mundo e terminado com a certeza de que ainda havia tanto para aprender.

Por todo lugar a que eu me virava havia algo espetacular para aprender. Um radical recém-convertido, todo meu tempo livre era dedicado à nova religião. Minha mãe se preocupava constantemente com a quantidade de drogas entre meus amigos. Não sabia ela que a minha maior droga era Gonçalves Dias.

Decidi ir para a faculdade e tive que estudar seriamente para o vestibular.  A probabilidade de sucesso era baixa, dado que eu trabalhava 12 horas por dia  e minha educação formal era ruim. Detalhes. Pois assim como Brás Cubas eu tinha um objetivo fixo em mente.

Com o esforço recompensado, entrei na Universidade de São Paulo e passei a me dedicar ao estudo de Física e Matemática. Logo na primeira semana de aula, percebi que, obviamente, eu era o que menos sabia ali. Num ato de loucura, pedi demissão do trabalho ainda sem saber como me sustentar, mas o desejo de aprender me cegou.

Passei então a tomar café com Marcus Aurelius, e as suas meditações me mostraram que meu carácter precisava de melhora. Durante o almoço, Sêneca me disse que a coisa mais preciosa que eu tinha era meu tempo. Realmente, este a única coisa limitada que é nos dado. Durante o jantar, Tostoy me mostrou a vida de Ivan Ilitch, e percebi que eu deveria fazer minhas escolhas de maneira mais autêntica.

Sócrates e Diogenes já haviam me dito que a procura por reconhecimento se dava porque minha cabeça ainda não estava no lugar certo. Eu ainda não me conhecia bem. Mas creio que eu só fui entender isso quando Kafka me contou a sua história do artista da fome.

*Tiago Pereira da Silva, matemático, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, premiado pelo programa The Newton Advanced Fellowship, da The Royal Society ( a instituição científica britânica fundada em 660 e cujo um dos presidentes foi Isaac Newton).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: