4 de Maio de 2018

Ganhar vidas

Posted in Sem categoria às 17:34 por sidneif

Por LISA ALVES*

download

“Amanhecer Perfumado por uma Chuva de Ouro” (1954), de Joan Miró (1893-1983)

O [Jorge Luis] Borges escreveu uma vez que sempre imaginou que o paraíso fosse uma espécie de livraria. Eu acredito que os livros têm essa capacidade de nos carregar para outros lugares; viver experiências que não teríamos qualquer possibilidade nessa vida; praticar nossa capacidade de empatia e o melhor e até mais importante: exercitar a imaginação.

Eu sou uma leitora assídua de textos narrativos e poéticos e quanto mais eu leio mais sinto facilidade de criar. Atualmente estou lendo o livro de contos “No seu pescoço” da nigeriana Chimamanda Ngozi e sinto que até o momento (pois ainda não finalizei a leitura) a obra conseguiu desconstruir alguns estereótipos que estranhamente eu havia acolhido em relação ao modo de vida de lugares que nunca visitei como a própria Nigéria. Da mesma forma aprendi muito sobre a explosão da revolução haitiana contra a colônia francesa no romance “A Ilha sob o mar” da escritora chilena Isabel Allende. Outro romance que me deslocou foi “De volta a Istambul” da escritora turca Elif Şafak. Até hoje sonho com Istambul sem nunca ter pisado em Istambul.

Até agora citei quatro autores de lugares diferentes e culturas diferentes: Borges (Argentina), Chimamanda (Nigéria), Isabel Allende (Chile) e Elif Şafak (Turquia). Ler a obra dessas pessoas e de tantas outras me tira de mim sem me anular. É como se eu crescesse mais rápido. Se formos calcular o tempo de vida e experiência que cada um teve que dar para que pudéssemos ler um livro em dois dias (ou um mês, que seja), teríamos um juízo melhor do que é essa tal de leitura e o motivo que levou Borges chamar uma livraria de paraíso. Leitura é ganhar vida ou ganhar vidas. Quando você se torna leitor deixa de ser um e passa a ser múltiplo.

lisa Alves (2)* Lisa Alves (Araxá, 1981) é colaboradora da revista Mallarmargens, coeditora da Liberoamerica (Espanha) e resenha livros para a revista Incomunidade (Portugal). Tem textos publicados em diversas revistas, jornais e páginas literárias no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra e Portugal. Tem poemas publicados em dez antologias lançadas no Brasil, Argentina, Uruguai e País Basco. Lançou o livro “Arame Farpado” em 2015 (Lug Editora, RJ).

.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: