9 de Março de 2018

Ler precisa de referências

Posted in Sem categoria às 17:09 por sidneif

Por RINALDO DE FERNANDES*

DP-13139-001

“A Morte de Sócrates” (1787), de Jacques Louis David (1748-1825)

Ler precisa de um contexto, de referências. Aprendi a ler, curiosamente, não partindo logo para decifrar palavras, frases, mas vendo minhas irmãs ler romances de Jorge Amado e um tio meu que era obcecado por revistas. Minhas irmãs, após a leitura de um romance, reprisavam a narrativa, comentavam as situações do enredo, os personagens. Eu prestava muito atenção nesses comentários, que iam despertando meu interesse pelos livros. Esses comentários remetiam os enredos, e especialmente os personagens, para dimensões que me atraíam muito, já preparando o leitor que eu viria a ser.  Meu tio, eu achava engraçado o jeito de ele ler. Lia respirando forte, os olhos bem apertados, como se a revista fosse uma miniatura. Eu via que ele, lendo assim, devotava um grande interesse pelo teor das matérias, absorvia-as bem. E por isso, eu percebia, ele sabia comentar com certa desenvoltura situações da política, aspectos da vida econômica e as atrações dos times de futebol.

A referência de pessoas que lêem e que são muito importantes para um leitor em formação deve estar na família e na escola. Família e escola são os grandes formadores de leitores. Quando uma falha, a outra tem que cuidar em corrigir.

Quando fiz a faculdade de Letras na Universidade Federal do Ceará convivi com o professor e escritor Moreira Campos, grande contista. Moreira Campos, como professor, foi decisivo para a minha formação de escritor. Eu passei a ser escritor de fato depois que li os autores que ele me recomendava: Machado de Assis, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Dalton Trevisan, Tchekov, entre outros.

Em 2012, o escritor cearense Nilto Maciel me pediu um depoimento sobre o professor Moreira Campos. E eu escrevi o que se segue, para uma publicação que o Nilto organizou: “Conheci Moreira Campos no pátio do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará. Magro, sempre de terno, acenando para os alunos – uma simpatia em pessoa. Como aluno da Letras, nunca deixei de assistir a uma palestra do professor Moreira Campos. Grande orador, sempre admirei a sua prosa penetrante, divertida. Profundo leitor de Machado de Assis (de quem narrava cenas inteiras, para lembrar a ambiguidade dos personagens, o interesse humano por trás dos “bons” gestos), de Eça de Queirós e de Graciliano Ramos, de quem herdou o estilo enxuto, preciso, seco. Quando descobri o contista Moreira Campos, minha admiração redobrou, resultando numa verdadeira obsessão pelas narrativas curtas do Mestre. Li muito Moreira Campos, autor de contos soberbos – “O preso”, “Lama e folhas”, “O peregrino”, etc. Cheguei a entrevistá-lo (a entrevista foi estampada no jornal O Povo). Mostrei meus primeiros contos para ele – e dele recebi um incentivo fundamental para um jovem que, àquela altura (meados dos anos 80), queria imensamente se tornar escritor. Daí em diante, nos tornamos amigos. A Moreira Campos, grande referência para mim (como pessoa, como professor e como escritor), agradeço, sempre, as primeiras palavras sinceras de incentivo”.   

É isto.

*Rinaldo de Fernandes é escritor, doutor em Letras pela UNICAMP e professor de literatura da Universidade Federal da Paraíba. Autor do romance “Rita no Pomar”, que foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2009. Organizou inúmeras coletâneas de contos e de ensaios, como “Capitu mandou flores: contos para Machado de Assis nos cem anos de sua morte” (São Paulo: Geração Editorial, 2008) e “Chico Buarque do Brasil” (Rio de Janeiro: Garamond, 2004). Vai lançar neste primeiro semestre de 2018 o livro “Contos do Brasil”, que reúne as suas 34 melhores narrativas curtas.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: