30 de Agosto de 2016

As mil perguntas

Posted in Ler faz crescer às 13:55 por sidneif

Por MAURÍCIO EDUARDO GRAIPEL*

criançacomcarneiroportinari

“Criança com Carneiro”(1954), obra de Cândido Portinari (1903-1962)

Quando penso em um grande momento que vivi nesse mundo mágico da leitura, lembro de muitos livros que li e também das muitas dissertações que escrevi. No meio de tantas lembranças e aventuras vividas, que se misturam entre o mundo real e o mundo da literatura, surge um momento que foi único.

Mas para chegar a esse momento aconteceram tantas coisas… Eu era criança e estava nos fundos da casa onde cresci. Acabara de plantar uma goiabeira e estava olhando para ela com o peito estufado de tanto orgulho. Nesse momento lembrei de um clichê que adorava. Agora só faltava ter um filho e escrever um livro. Naquele terreno eu viria a plantar muitas árvores, que um dia se transformariam em um pequeno bosque. Quando surgiu a Internet percebi aquela mancha verde no meio de uma cidade, cheia de bichos e cercada de casas.

Meu primeiro desejo eu havia alcançado e ido além. Mas nesse tempo já não era mais criança. Já havia me formado biólogo e nem lembrava mais do filho que um dia desejei, nem do livro que um dia quis escrever. Quando me casei, minha esposa não podia mais ter filhos, e eu só tinha tempo para trabalhar em minhas pesquisas com bichos selvagens.

Alguns anos depois, respondendo ao pedido de ajuda de uma aluna que não conseguia segurar uma gambá muito grande, muito brava e cheia de filhotes, tive que responder umas mil perguntas. Chegando em casa, comecei a escrever a história de vida de um corajoso gambá, uma espécie que eu estudava há muitos anos.

Na madrugada daquela noite, ao terminar de escrever, percebi que todos os meus desejos haviam se realizado. Ao responder as mil perguntas de meu filho adotivo, que levara para ver a furiosa gambá, eu acabara escrevendo meu livro¹ esquecido.

*Maurício Eduardo Graipel, biólogo, pesquisador e escritor.

¹Saru, o Guerreiro da Floresta, ed. Cuca Fresca.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: