21 de Agosto de 2014

Ler é Crescer – Diário de Bordo (05/08/2014)

Posted in Projeto Ler é crescer às 19:32 por sidneif

Projeto Ler é Crescer*

Escola de Ensino Médio Vereador Oscar Manoel da Conceição

diariodebordo2diariodebordo1

 

diariodebordo3

Lindo dia de inverno em Florianópolis (SC). O sol em traje de gala parecia prever as boas novas que estavam por vir.

Falar da importância da leitura e aplicar um questionário para saber o que os alunos pensam do tema. Era o começo do projeto “Ler é Crescer” na escola pública estadual localizada no aconchegante Rio Tavares (bairro do sul da Ilha de Santa Catarina).

Este blogueiro flertava com a ansiedade ao entrar na escola cheio de perguntas. Como reagiriam inúmeros adolescentes diante de um desconhecido que lhes faria apologia das vantagens e da beleza da leitura? Haveria jeito fácil de convencê-los? Intimidaria-me com o ímpeto de garotos e garotas na flor da idade?

Respostas não surgiam e a resolução era adentrar a sala, (tentar) abandonar as hesitações do lado de fora e deixar o coração defender a bandeira da leitura.

Mas adolescentes são humanos. E humanos são apaixonantes quando nos livramos da hipocrisia e expomos sem restrição a emoção que sentimos. Isso me ficava claro já na primeira sala visitada – senti-me nas nuvens quando uma portadora de síndrome de down, ao afirmar seu interesse pela leitura, ergueu confiante o seu livro “A Menina que Roubava Livros” (Markus Zusak). O espontâneo ato da aluna poderia ser o presságio de que a paixão pela leitura me levaria para mais próximo de pessoas tão especiais.

A minha alegria aumentou exponencialmente ao descobrir o aluno que estava a escrever um livro, a aluna que já o fez e pedia-me para ajudá-la a contatar uma editora, o menino das poesias e crônicas, outras meninas que também seguem a toada da escrita. O rapaz que cantou um rap baseado na sua vida cotidiana (e que gosta de idéias originais) também cativa. Saio das salas com promessas de receber mensagens (e até um conto) dos alunos. Não poderia sair de lá mais feliz.

Claro que a chegada de um desconhecido a defender a leitura causou curiosidade, estranheza, alguma dificuldade para levar a sério, sobretudo naqueles alunos pretensamente avessos à leitura (este blogueiro é contumaz em dizer que, em algum momento, gostamos de ler). Mesmo assim, nos seus semblantes, há sinais de que sabem da importância da leitura.

Terminei o dia certo de que o projeto vingaria e transformaria a vida de muitos jovens da escola. Absolutamente certo era também que eu não era agora o mesmo que entrara de manhã na escola. Os alunos cheios de adrenalina renovaram-me a fé  nas boas coisas que a vida pode oferecer, na capacidade humana de cativar.

*O projeto visa a intensificar o envolvimento dos alunos desta escola com a leitura, para que eles usufruam amplamente benefícios tais como aumento de vocabulário, qualidade de escrita, maior capacidade de argumentação e de expressão, senso crítico, criatividade, crescimento pessoal e profissional. O Plano de ação do Ler é Crescer abarca a elaboração de um questionário para montagem de um banco de dados para avaliações e tomadas de decisões de atividades, organização da biblioteca, criação do jornal e do blog da escola ( ambos com participação direta dos alunos), disponibilização do blog Tabacaria  para divulgar e desenvolver trabalhos e eventos dos alunos, sessão de narração de histórias, encontro com escritores, profissionais de diversas áreas, semana de poesia, do autor ou de algum outro tema, concursos de poesia e prosa, organização de espaços para leitura. A partir de hoje, o blog Tabacaria publica o diário de bordo do Ler é Crescer.
Anúncios

3 comentários »

  1. Suely Araripe said,

    Show!!
    Parabéns pelo trabalho, iniciativa e pela publicação, que seja inspiração para todos!

  2. Ana said,

    Parabéns pelo lindo projeto!! Tenho certeza que é só o começo de mtos que virão.

  3. Que alegria conhecer o seu projeto!!! Que Deus te abençoe nesta linda caminhada que você iniciou!!! Parabéns pela iniciativa!!!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: