16 de Abril de 2014

Pequeno e fiel amigo das rodas de contos

Posted in Ler faz crescer às 13:18 por sidneif

Por CLAUDETE DA MATA*

"Loira e Pug Moreno" (1879), pintura de Charles Burton Barber (1845-1894).

“Loira e Pug Moreno” (1879), pintura de Charles Burton Barber (1845-1894).

Meu grande momento como leitora foi quando li Leonardo Boff: Por que no céu há tantas estrelas?¹

Depois de ler outras obras literárias, me apaixonei pelos contos desse autor. E o conto acima citado  marcou a minha experiência na arte de contar histórias.

Eu estava participando de um curso de formação em contação de histórias, no Sesc/Prainha/Fpolis², com a ministrante, hoje minha grande amiga, Cléo Busatto (contadora de histórias, atriz e escritora), quando ela deu a tarefa final: cada aluno teria que memorizar um conto para ser apresentado ao público no encerramento do curso. Minhas pernas tremeram, minha garganta quase sufocou… Olhei para meu amigo Joel Vigano e perguntei:

– E agora, o que faço?

Ele respondeu:

– Pega Câmara Cascudo, ele tem contos interessantes, bem do jeito que você gosta.

Fiquei de olhos arregalados. Eu não conhecia Câmara Cascudo (1898-1986) em pleno início do século 21. No momento em que tive de ir em busca desse autor, encontrei Leonardo Boff e li o  conto Por que no céu há tantas estrelas?, de 12 páginas. E quando percebi o número de páginas, já havia memorizado a história, que faz parte das lendas indígenas brasileiras.

Como em minha casa as pessoas não tem muita paciência de ouvir histórias longas, percebi a necessidade de fazer alguns cortes no decorrer na narrativa, evitando o cansaço do público. Então aprendi com os meus ouvintes de casa, tudo o que poderia ou não agradar ao público.

Depois de aprender um pouco sobre a arte de narrar e encantar as pessoas, comecei a memorizar os contos narrando para o meu cachorro Puff, um poodle preto, de pequeno porte. O pequeno e fiel amigo só faltava falar.

Quando eu comecei a me preparar para a minha primeira narração de contos no Sesc, eu colocava meu cachorrinho sentado em minha frente (ele ficava sem se mexer) e iniciava a narração. No conto de Leonardo Boff, que fala sobre o roubo das estrelas, da lua e de todo o firmamento, pelo urubu-rei,  na parte em que acontece uma luta entre o índio Karajá e o urubu, meu cachorrinho começava a tremer. E na hora em que o índio imobilizava o urubu, o Puff corria e se enfiava embaixo da minha cama. Foi com ele (o Puff) que aprendi a ler outros autores, e acabei transformando o meu cachorrinho num exímio ouvinte. E de narradora oral, passei à escritora contista, outro momento que me levou a ler mais e mais.

Depois da morte do Puff, em 2010, comecei a ler e a escrever contos de animais. Adoro ouvir contos de animais, e lê-los é maravilhoso porque mato a saudade do meu cachorrinho das rodas de contos – Puff!

E quando eu estava um tanto desanimada, já não querendo mais contar histórias em razão de algumas falhas de memória (resultante de uma cirurgia após a morte de Puff), fui convidada por amigo bibliotecário e sua diretora para elaborar um projeto literário para a Biblioteca pública de Santa Catarina. Então apresentei o projeto Oficina Literária Boca de Leão, logo  encaminhado à Fundação Catarinense de Cultura. Após ser aprovado – a pedido do presidente dessa instituição – e implantado no dia 24 de julho de 2012, o projeto tornou-se oficina literária permanente – de formação de escritores, contadores de histórias, mediadores do livro e da leitura. Por solicitação dos responsáveis, ministro e coordeno a Oficina.

*Claudete da Mata, contadora de história e escritora.
  1. Por que no céu há tantas estrelas? é um conto que faz parte de O casamento entre o céu e a terra, livro de Leonardo Boff.
  2. Sesc (Serviço Social do Comércio) – unidade do bairro Prainha (Florianópolis/SC).
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: