18 de Novembro de 2013

Uma criança no Inferno

Posted in Ler faz crescer às 09:46 por sidneif

Por SÉRGIO RODRIGUES*

Homero e outros poetas clássicos no Limbo. Ilustração de Gustave Doré para a "Divina Comédia", obra de Dante Alighieri (1265-1321)

Homero e outros poetas clássicos no Limbo (Inferno, Canto IV) – Ilustração de Gustave Doré para  “A Divina Comédia”, obra seminal do poeta italiano Dante Alighieri (1265-1321).

Devo a uma repórter que me fez recentemente uma pergunta batida – “Qual foi o primeiro livro inesquecível da sua vida?” – o retorno de uma memória poderosa: a da descoberta que fiz quando, aos sete anos de idade, decidi subir numa cadeira para alcançar aquele portentoso volume de capa dura na estante de meus pais, chamado “A Divina Comédia”.

 Calma, não vou dizer aqui que li Dante aos sete anos. Imagino que tenha no máximo passado os olhos pelas palavras, sem nada entender. O que me fisgou – e me fez voltar repetidamente ao livro, anos a fio – foram as ilustrações do francês Gustave Doré (1832-1883), principalmente as do Inferno. O Inferno de Dante segundo a visão gótica e romântica de Doré revelou aos meus olhos um território estonteante de terror e sensualidade.

 Imagino que o impacto não seria o mesmo para as crianças de hoje, com seu acesso mais ou menos livre a imagens fortes, mas, naquele finalzinho dos anos sessenta, eu não tinha a menor idéia de que uma coisa daquelas pudesse existir. De repente meus sonhos ficaram mais atormentados, o mundo mais perigoso – e mais excitante.

 Hoje percebo que, embora os versos de Dante não tenham entrado no jogo, o que se deu ali foi mesmo uma descoberta da literatura. Porque depois daquilo eu estava vacinado por trezentos e oitenta anos contra essa balela tão difundida de que livros são coisas chatas.

*Sérgio Rodrigues, jornalista e escritor. Rodrigues assina os blogs Todoprosa e Sobre Palavras e é autor  do romance “O Drible” (Companhia das Letras).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: