17 de Outubro de 2013

O Prazer de não poupar tempo

Posted in Ler faz crescer às 16:14 por sidneif

Por MONICA BAUMGARTEN DE BOLLE*

"Alegoria do Tempo governado pela Prudência" (c. 1560-1565), obra de Ticiano.

“Alegoria do Tempo governado pela Prudência” (c. 1560-1565), pintura de Ticiano (c.1488-1576).

Imagine uma menina de grandes olhos negros, coberta por um casaco que claramente não lhe pertence, as mangas encobrindo seus pequenos punhos. Imagine essa menina, que não sabe de onde vem, que, quando perguntada quanto tempo está ali, responde que sempre esteve ali. “Ali” são as ruínas de um antigo anfiteatro romano, perdido no tempo, quase atemporal.

 A menina tem um dom extraordinário. Ela sabe ouvir. Ouve como ninguém. Ouve qualquer coisa. Ouve tudo aquilo que querem lhe contar. Quando faz isso, seus interlocutores se deleitam. Se estão tristes, a dor passa. Se estão aflitos, sentem alívio. Se simplesmente querem contar uma história, sabem que ela está sendo apreciada. Tudo parece perfeito, idílico. Todos os dias naquele anfiteatro com aquela menina que ouve. Ouve o vento, ouve o farfalhar do mato que envolve as ruínas, ouve os zumbidos dos insetos e o canto dos pássaros. Até que os homens de cinza chegam. Os homens que roubam o tempo. Os homens que forçam os outros homens a poupar tempo, apenas para ludibria-los. Os homens que acabam com o prazer de ouvir e de ser ouvido. Os homens que fumam as horas, enroladas em seus imensos charutos.

 O livro é Manu, a Menina que Sabia Ouvir, de Michael Ende (1929-1965). Esse foi o livro da minha infância. Li e reli incontáveis vezes essa história cheia de simbolismos. Manu foi minha grande companheira quando, aos dez anos de idade fui morar nos Estados Unidos com a minha família. Eu não falava inglês. Portanto, ouvia Manu.

 Degustar um livro, o provilégio de se debruçar sobre a história saboreando cada palavra, eis o verdadeiro prazer. O prazer de não poupar tempo.

*Monica Baumgarten de Bolle, economista, professora da PUC-Rio e amante da literatura desde… bem, desde sempre.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: