4 de Junho de 2013

A cena do beijo

Posted in Ler faz crescer às 17:27 por sidneif

Por POLLY D’AVILA*

pollyO amor pelos livros surgiu antes mesmo de eu nascer. Minha mãe colocou meu nome a partir do nome de um livro que lera. Meu pai registrou-me com o seu sobrenome, que é o mesmo de um famoso poeta brasileiro (Gonçalves Dias, 1823-1864). Quando tinha uns cinco anos de idade, minha avó acreditava que eu havia aprendido a ler sozinha, pois era comum me olharem pelos cantos da casa em silêncio com uma revistinha nas mãos. Por sinal, fui uma criança muito quieta.

Minha mãe conta que, certa vez, eu havia chegado da escola e “sumido”. Ela me procurou por toda a casa, até que me encontrou entre uma parede e o guarda-roupa, sentada num banquinho, olhando figurinhas que a professora tinha me dado na aula. Quando nos mudamos para o interior de Minas Gerais, eu já possuía um enorme fascínio por bibliotecas. Lembro-me, na minha pré-adolescência, da biblioteca da escola , da qual o livro mais disputado era um que tinha uma cena de beijo…Desta época também guardo a lembrança dos livros de poesia, mas não recordo quem eram os autores. Possivelmente, foi quando conheci Fernando Pessoa (1888-1935) e tantos outros.

Anos mais tarde, acompanhava minha mãe em suas leituras do doutorado. Na biblioteca do instituto de pesquisa, ela sentava com livros enormes, e eu ao lado com algum que tinha emprestado da escola. Naquele tempo, gostava de Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882), Álvares de Azevedo (1831-1852), Augusto dos Anjos (1884-1914) e Edgar Allan Poe (1809-1849).

A propósito, sinto que volto à infância quando entro em uma biblioteca ou livraria. Não consigo compreender alguém que não gosta de ler, pra mim é tão estranho como dizer que elefantes são aves! E infelizmente já ouvi alguns jovens me falarem isso…uma pena mesmo! Ao meu ver não há desculpas para tal! Todo mundo que eu conheço gosta de alguma coisa, e para tudo do qual se goste ou que se queira aprender existe um livro.

*Polly d’Avila, artista plástica. O texto, que agora faz parte da seção Ler faz crescer, foi gentilmente cedido pela artista e originalmente publicado no Facebook.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: