6 de Maio de 2013

Experiência de leitura de uma adolescente

Posted in Ler faz crescer às 16:12 por sidneif

Por GÉSSICA NUNES DA SILVA *

      

Fotos: Ismênia Nunes / Géssica Nunes – São José – SC

Nem me lembro quando li meu primeiro livro. Vou dizer a realidade, nunca gostei de ler. Mas eu sei por que eu não gostava. Meus pais, professores, me mandavam ler livros históricos ou antigos. Eu os lia e com certeza esses livros eram chatos.

Para você gostar de ler, tem que começar com um estilo de que goste. Se  gosta de romance, suspense, terror, poesia, seja o que for, você não se atrairá  por uma linguagem antiga ou pelo livro que geralmente os professores pedem –  história ou acontecimentos do mundo ou do Brasil.

No meu caso gosto de livro de suspense, ação, terror, vampiros.  Isso me prende à leitura. Simplesmente, não consigo desviar o olhar das letras quando estou lendo.

Se você não conhece o livro ou nunca parou para lê-lo, vai dizer que é chato, perda de tempo e muito mais. Mas é por que você ainda não achou seu estilo. Um livro que o prenda e que dê vontade de lê-lo em qualquer hora vaga. Depois que você já souber seu estilo, vai começar a gostar dos outros. O estilo de sua preferência vai permanecer; mas você vai começar a ler outras coisas. E aí vai ver que isso é legal, e você só vai percebê-lo se nas primeiras leituras pegar alguns livros que lhe agradem. Se  pegar um livro que não seja seu estilo, a leitura ficará monótona. Vai sempre achar que a leitura é chata.  É essa a lembrança, a sensação que você terá da última leitura.

No meu caso, não consigo ficar quinze dias sem ler. Parece que estou incompleta, dá uma agonia. Uma vontade de saber, uma sede de ler, a sensação é que o livro está me chamando, eu me sinto pela metade quando não estou lendo. Quando estou lendo, viajo para outro lugar. Podem achar besteira, mas realmente viajo. Chego a imaginar a aparência e a fala para cada personagem. Quando estou lendo, tudo pode acontecer; geralmente não vejo e nem escuto nada.

Recomendo muito à leitura, por que o livra do tédio. Sou adolescente, tenho 16 anos, sinto um tédio horrível se não ler. A leitura o faz rir, às vezes também o faz chorar.  Ajuda-o a pensar e o faz cada vez querer ler mais. É um vício que todos deveriam ter. Um vício saudável e muito divertido.

 *Géssica Nunes da Silva, 16 anos,  estudante do primeiro ano (ensino médio), filha da blogueira Ismênia Nunes.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: