4 de Abril de 2013

Sobre alguns companheiros silenciosos

Posted in Ler faz crescer às 14:41 por sidneif

Por ANA RÜSCHE*

 imaginacao3Viajar para locais incríveis sem sair da cadeira. Creio que essa ideia, com certo dedinho do Júlio Verne (1828-1905), foi a que mais me atraiu para ser leitora ávida. Sempre fui devoradora de livros. Tamanho da letra ou número de páginas eram detalhes para principiantes.

Lia num estilo feroz, selvagem, tudo o que me chegava às mãos – rótulos das latas de Neston e de Nescau, coleções inteiras como as do mencionado Julio Verne, livros de culinária, de ponto de cruz, qualquer história de ficção científica – e me frustrava com a dificuldade dos livros em inglês, como a Enciclopédia dos Mares, de Jacques-Yves Cousteau (1910-1997). Creio que só com uns 20 anos fui criar um mínimo de senso sobre esta prática: a leitura.

Hoje leio bem menos, talvez com mais qualidade, com mais calma, mais foco, embora não me divirta tanto quanto antes, enfim, revezes do senso crítico. Cheguei ainda à conclusão que não se viaja com livros e sim, com o corpo inteiro, munido de nariz, paladar, olhares e todos os sentidos (e, claro, com um bocado de histórias sobre aquele destino turístico na cabeça e com um bom livro no bolso).

Contudo, sigo firme sobre a principal vantagem da leitura: provocar a imaginação. Trazer um espaço em branco, cuja imensidão deve ser preenchida com outras possibilidades, muito além do que existe. Vibrar as cordas do “impensável” dentro de cada um. Esse exercício silencioso de desfiar os próprios pensamentos em fios dos pensamentos dos outros.

Seja como for, até hoje, há poucas coisas que goste tanto de fazer quanto sentar preguiçosa no sofá, abrir um bom livro, acolher meu cachorro quentinho no colo e ler durante uma tarde inteira. Recomendo.

*Ana Rüsche, escritora. www.anarusche.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: