6 de Março de 2012

O esporte dela

Posted in Ler faz crescer às 08:51 por sidneif

Por KEILA GRINBERG*

Quando era criança, um dia ouvi meu tio falando a um amigo: “o esporte dela é ler”. Ela era eu. Fiquei ofendida. Logo eu, que adorava esportes. Meu esporte não era ler, era jogar futebol. Naquela época, menina não jogava futebol, e eu, mesmo meio pequena para minha idade, tinha o maior orgulho de ser do time do prédio.

O que não queria dizer que eu não lesse o tempo todo. Não lembro de como era o mundo antes de aprender a ler. Lembro de passear de carro e ler todas as propagandas que passavam por nós. Lia no recreio da escola, quando a quadra não era da nossa turma. Chegava em casa e continuava a ler. Lia antes do “Globo Esporte” e depois da novela. Quando comecei a jogar volei, lia antes do aquecimento, no ônibus a caminho dos jogos, depois das partidas.

Eu li livros de boa e de má qualidade. Li livros infantis e de adulto, clássicos, suspenses e muita revistinha (continuo lendo, com o álibi de comprar para minhas filhas). Li livros obscuros e best-sellers. Nem preciso dizer que no esporte não fui muito longe. Também não sei se a leitura me fez crescer. Continuei baixinha. O que sei é que a leitura me dava muito prazer. O mesmo prazer que hoje tenho ao viver de ler, escrever e ensinar.

Keila Grinberg, historiadora e escritora.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: