28 de Novembro de 2011

O poder de escolher

Posted in Ler faz crescer às 11:36 por sidneif

Por  DW RIBATSKI*

Bem, uma coisa importante pra mim na leitura foi que, graças a ela, eu comecei a ampliar minha visão de mundo. Lendo livros e, principalmente, quadrinhos quando criança, comecei a aprender sobre o mundo, e sobre os mundos paralelos da percepção.

Graças à leitura, por exemplo, “desvirei” católico, uma tradição da família que pouco tinha a ver comigo: me identificava com alguma coisa da narrativa, da ética, mas não com o culto em si ou com as regras absurdas e contraditórias. A leitura me fez entender que a religião é só uma opção, que no meu caso não é necessária. Também entender lugares do mundo e como eles se relacionam com as culturas locais, política, etc.

Tudo isso foi trazido pela leitura. E é um pouco óbvio pra mim que pessoas que não leem sempre serão incompletas. Mesmo o tipo mais simples de deslumbramento ou transcendência necessita um catalisador. Podem ser drogas, que trazem isso de uma maneira um pouco aleatória. A leitura estimula o controle do cérebro. Acho que é um tipo de poder. Tu sentes que podes escolher tua vida.

*DW Ribatski, artista plástico e ilustrador.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: