25 de Novembro de 2011

Ironia

Posted in Ler faz crescer às 10:04 por sidneif

Por ELTON SIMÕES*

A vida é irônica. Curiosamente, minha inspiração para o hábito da leitura veio de alguém que mal sabia ler: minha avó. Ela nasceu em 1917, na mata da Serra da Bocaina, e passou a maior parte de sua vida em uma pequena cidade, com os pés fincados entre a Via Dutra e as margens do Rio Paraíba. Para ela, nascer já era aprender. Ela veio do mato para a cidade em uma história que não sei nem por ouvir contar. Na cidade, ela aprendeu rapidamente que aprender era o começo de uma vida melhor. Ler era o caminho.

Apesar de ter concluído somente o curso primário, minha avó enxergava as luzes das letras. Não podendo, pelas circunstâncias da vida, ela mesma desfrutar dos benefícios da leitura, ela sempre me incentivou a ler.

Curiosa, sempre que me via com um livro nas mãos, minha avó queria saber do que se tratava o livro. E assim, desta maneira, conversávamos sobre tudo. Discuti com ela literatura moderna e clássica, história do Brasil, tratados de direito, textos de filosofia, e técnicas de administração. Ela tinha opinião sobre tudo e comentários originais que eu jamais seria capaz de pensar.

E foi assim que, graças a alguém que não lia livros, eu me acostumei a sentir o calor do papel nos meus dedos enquanto aprendia uma coisa ou outra nas minhas leituras. Irônica, mesmo, esta vida.

*Elton Simões, administrador de empresas, advogado (não praticante), articulista do Blog do Noblat, mediador e facilitador.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: