29 de Outubro de 2011

Mundos e vidas diferentes

Posted in Sem categoria às 10:40 por sidneif

Por ANA MARIA GONÇALVES*

Nasci em uma cidade pequena no interior de Minas. Como não tinha livrarias, a biblioteca municipal e a modesta biblioteca da minha mãe foram meus contatos mais importantes com os livros.

Como lia muito e muito rápido, logo perdi o interesse pela literatura infantil e, de certa forma, passei a cobiçar os livros pela grossura, o que significava mais tempo de diversão.

Minha mãe possuia uma coleção de livros de Jorge Amado, e foi com Capitães de Areia que tive minha primeira experiência com literatura adulta, quando tinha por volta de 8 anos.

A partir dessa leitura minha visão do livro mudou completamente, pois foi com ela que aprendi, por exemplo, que havia crianças de rua, crianças sem pai ou mãe que levavam uma vida completamente diferente da vida de qualquer criança que eu conhecia.

Entendi que as histórias contidas nos livros podiam ir muito mais além das simples aventuras, do faz-de-conta, de príncipes, princesas e madastras. Entendi que os livros poderiam ser a forma mais rápida e fácil de conhecer um mundo que eu nem sabia que existia, mas que me despertava enorme curiosidade: caminho fácil para o vício.

E é essa a relação que ainda tenho com os livros: curiosidade pelo universo do autor, não me importando mais se real ou imaginário.

*Ana Maria Gonçalves, escritora, autora de Um defeito de Cor.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: