23 de Agosto de 2011

Os causos, as ilustrações e a coleção Vaga-Lume

Posted in Ler faz crescer às 12:33 por sidneif

Por VANESSA ALEXANDRE*

Quando criança, adorava os “causos” contados pelo meu avô. Lembro-me até hoje de uma tal história do jacaré, que ele por um sem número de vezes começou, sem nunca ter revelado o seu final. E assim, de causo em causo, fui me apaixonando pelo fantástico, pelo mágico e pelo mistério, antes mesmo de saber ler. Creio que, na minha cabeça, já fervilhavam mil histórias que só precisavam dos olhos e das mãos para virar realidade.

Depois aprendi a ler. Minhas primeiras linhas foram os gibis, que por muito tempo na infancia foram meus melhores amigos. Mais uma vez, corria para a casa dos meus avós para ler escondida em seu quarto, onde ninguém poderia me atrapalhar na minha mais recente e empolgante descoberta que era a leitura.

O que consolidou meu gosto pela leitura na infancia foi a Coleção Vaga-Lume. Recordo-me das horas e horas na biblioteca, garimpando e descobrindo tesouros. Não eram só os livros que me envolviam. Era o seu cheiro, as páginas gastas, as marcas particulares e as ilustrações. Quantas pessoas já não teriam lido aquelas mesmas histórias, e passado por experiencias tão únicas que nunca poderia imaginar. Para mim essa sempre será a maior magia da leitura: a sua capacidade de multiplicação, e, ao mesmo tempo, a forma tão única como é capaz de tocar cada um.

Na adolescencia passava horas com um bloco de folhas brancas nas mãos, criando histórias mentais enquanto desenhava. Cada ilustração não era somente aquilo que se via, tinha um enredo, uma história, um “causo” que a norteava, e assim faço até hoje. Em cada trabalho multiplico um pouquinho do que a leitura representa para mim, e todo desenho meu, impresso nos livros, perpetua a minha história de amor com a imagem e a leitura. E um pedacinho de mim segue junto.

*Vanessa Alexandre, ilustradora e autora dos livros Sopa de Letrinhas, Abílio e o Milagre de Natal,Domingo de Papel, A Pequena vendedora de fósforos e outros contos, Procura-se um amigo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: