16 de Março de 2009

Cotas da desigualdade

Posted in Educação às 18:03 por sidneif

Está no Senado projeto sobre cotas nas universidades federais. O texto do projeto –  já aprovado na Câmara – determina que metade das vagas dessas instituições seja destinada a pretos, pardos, índios e pobres egressos do curso médio de escolas públicas.

As justificativas para tal iniciativa já são demasiado conhecidas: as iniquidades cometidas contra os negros e índios durante tantos séculos, a falta de oportunidades aos pobres.

Qualquer gesto fundamentado na inclusão social é salutar e necessário. Ainda mais em sociedades ( como a nossa) de desigualdade social tão gritante. Todavia, opta-se pelo caminho errado. Escolhem-se o assistencialismo barato (quando não eleitoreiro),  a solução mais vistosa, imediatista, mas de resultados efêmeros e consequências desastrosas.

Acesso a uma universidade, assim como a um posto de trabalho, deve ser conquistado pelo mérito. Palavrinha pequena, mas de valor incomensurável para qualquer sociedade dita equânime. Igualdade não se conquista afrontando direitos alheios, nem criando dependentes (ou acomodados) do Estado.

E mérito para entrar na universidade significa apresentar boa formação escolar, requisito que passa longe das escolas públicas. Aluno de formação irregular numa universidade tem dificuldades imensas para acompanhar as aulas, e torna-se ( quando não desite do curso) um profissional de baixa qualidade. Então, surge o famoso discurso: mercado de trabalho ínfimo, o curso não vale nada.

Boa formação escolar também não está associado a cor de pele. Usar cotas para Inserir negros na unversidade é lhes tirar a dignidade. Ou são inferiores, despossuídos de capacidade intelectual, por isso, precisam de cotas?

Não, os negros precisam de respeito. Respeito que não vai chegar dessa forma. Pelo contrário. O fato de perder a vaga por causa da cor , além de evidenciar desigualdade, despertará ( ou intensificará) o preconceito de muitos. E o pretenso propósito de fazer justiça aos negros os deixará mais seviciados.

A bandeira a ser arvorada é da busca pela qualidade do ensino publico (fundamental e médio).  Estado, professores, a sociedade, todos comprometidos com a educação. É um direito de todos, do negro, do pardo, do índio, do pobre.

Ensino público de qualidade é a certeza de negros, pardos, índios e pobres com dignidade, altivez, vencedores pelo mérito, não pelo rótulo de coitados.

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2 comentários »

  1. Diego said,

    Sidnei, não tenho posição firme quanto as cotas ainda. Mas dois pontos contradizendo um pouco o q vc escreveu, já q seu texto apontou só um lado da questão:
    1) Na UNB estudos dizem que alunos que entraram lá graças as cotas, antes de existirem cotas aqui na UFSC, tinham notas bem acima da média na faculdade. Estes valorizavam a oportunidade, diferentemente de parte imensa dos alunos da UFSC que conheço.
    2) O vestibular, teoricamente, deveria separar o joio do trigo, ou seja quem tem condições de acompanhar um curso superior ou ainda não tem formação suficiente. Não que eu acredite em vestibular, mas quem o defende como meritocracia deve levar isso em consideração. Por exemplo, aqui na UFSC acho que umas 30% (?) das vagas do curso de biblioteconomia ficaram em aberto por falta de alunos com nota mínima no vestibular.
    Pra mim a lógica diz que ou se discorda que vestibular serve como avaliação ou se discorda de que, por causa das cotas, alguém não preparado entrará na universidade.

  2. Silvano said,

    Submeter-se a esse tipo de projeto onde senado vota migalhas para incubrir falhas e falta de uma atitude responsável para com o país é um reflexo do ainda mau inlubriado voto que damos aos corrúptos desse brasil. Tenho a certeza que a política monetária está no caminho certo ainda que explorada pelo capitalismo, mas a reforma política educacional, saúde e cultural ainda vai se arrastar por muito mais tempo. Gostaria de estar vivo para ver esse país como há de ser. País de primeiro mundo.
    Silvano.


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